Linha Pedagógica

​"O nosso objetivo é formar uma grande colméia"

​BERÇARIOS I e II


A idade para este curso vai de 0 (zero meses) a 1 ano e 11 meses.
No berçário I os cuidados diários são muito importantes, pois nesta fase a hora do banho, hora do soninho e hora da refeição são momentos apropriados para desenvolver os sentidos dos bebês.
No Berçario II, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras.

​MATERNAL I e II

 

Fase que se inicia aos 2 anos e perdura até os 3 anos e 11 meses. As crianças desta etapa precisam rolar, sentar, andar, correr, pular. Ao longo dos primeiros anos de vida, a criança desenvolve diversas habilidades motoras, adquiridas cada uma a seu tempo.

A criança já consegue correr, então é momento de frequentar o parque da escola, incentivá-la a brincar de pega-pega, dar pulos e ficar apoiado em um pé só, o que desenvolve o equilíbrio. Também já é possível permitir que ela mesma lave o corpo durante o banho, o que desenvolve a coordenação, como quando faz movimentos de sobe e desce com o sabonete. Para promover o senso de direção e fortalecer a musculatura das pernas, outra boa opção é o triciclo.
 

PRÉ ESCOLA I e II


Crianças entre 4 anos e 5 anos e 11 meses.
Chegou a hora em que a criança se move independentemente pela casa: sobe e desce escadas alternando os pés, pula obstáculos e desvia de móveis. Propor à criança atividades de empilhar objetos - estimulando o controle neuromotor, desenhar formas geométricas, começando pelo círculo. Assim ele pratica a coordenação motora fina, responsável pelos movimentos mais delicados e precisos do corpo.
A mão, por exemplo, tem firmeza para segurar o lápis e habilidade para desenhar um homem com três partes – cabeça, tronco e pernas. É hora de organizar os próprios pertences e a ajudar nas tarefas da casa. Além de desenvolver o senso de responsabilidade, essa rotina exercita a coordenação motora, como ao dobrar peças de roupa ou guardar objetos na gaveta.
A criança já demonstra boa habilidade motora, mas ainda não tem noção de perigo. Nessa fase irá manusear a tesoura e será orientada para ter os cuidados necessários para não se cortar.
Os reflexos estão mais rápidos e permitem à criança defender ou agarrar a bola com as duas mãos, sem deixá-la escapar. Já podemos introduzir as brincadeiras com bola: queimada, chute a gol, arremessos.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.
Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita ( período preparatório ).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
 

Bee House Escola de Educação Infantil / Rua Profª Edina Rocha de Freitas, 643- Jd. Macedo / Ribeirão Preto - SP